2º Workshop de Instrutores do CBMDF
Avançando com Tecnologias Educacionais
16 de outubro de 2024
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 3193-0035
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Auditório Cel José Nilton Matos | CBMDF
Caros Instrutores,
É com grande entusiasmo que anunciamos o 2º Workshop de Valorização dos Instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que acontecerá no dia 16 de outubro de 2024 no Auditório Cel José Nilton Matos. Este evento é dedicado a reconhecer e valorizar o trabalho essencial que vocês realizam, com o tema “Avançando com as Tecnologias Educacionais”.
Neste workshop, exploraremos como as tecnologias educacionais podem enriquecer o processo de ensino e aprimorar nossas práticas. Nossa programação incluirá:
- Palestras Inspiradoras: Especialistas em tecnologia educacional compartilharão suas experiências e insights sobre como as inovações tecnológicas podem transformar a maneira como ensinamos e aprendemos.
- Oficinas Interativas: Sessões práticas projetadas para que você possa experimentar novas ferramentas e metodologias, aplicando-as diretamente ao seu trabalho como instrutor.
- Reconhecimento e Valorização: Um momento para reconhecer o seu empenho e contribuição, celebrando o impacto positivo que você tem na formação de nossos profissionais.
O objetivo deste workshop é não apenas proporcionar um aprendizado valioso sobre as últimas tecnologias educacionais, mas também destacar a importância do papel dos instrutores na formação e desenvolvimento de nossa equipe. Sua dedicação é fundamental para o sucesso das nossas operações e para a evolução contínua da nossa instituição.
Prepare-se para um dia de aprendizado, inspiração e reconhecimento. Estamos ansiosos para celebrar com você e explorar juntos novas possibilidades para elevar ainda mais a qualidade do nosso ensino.
Contamos com sua presença e entusiasmo para fazer deste evento um sucesso!
Palestras
A Educação para um Mundo Exponencial
Em um mundo em constante evolução, a educação desempenha um papel crucial na preparação de indivíduos para os desafios e oportunidades que o futuro apresenta. Nesta palestra, exploraremos as tendências e insights que estão moldando a educação do século XXI. Abordaremos a era da digitalização e como as tecnologias emergentes, a inteligência artificial e aprendizado de máquina, estão transformando o ambiente educacional. Discutiremos como essas ferramentas podem ser integradas de maneira eficaz para enriquecer o processo de ensino/aprendizagem, apoiadas pela neurociência da aprendizagem a pelas metodologias ativas de ensino, a fim de alavancarem a formação dos alunos para um mundo cada vez mais Phygital (Físico + Digital). Destinada especialmente para professores e gestores educacionais, esta palestra oferece provocações valiosas e estratégias para aprimorar currículos, metodologias e práticas pedagógicas, garantindo uma educação relevante e significativa para os alunos em um mundo exponencial.
Oficinas Simultâneas
Metodologias Ágeis e Didática
Será abordada, na palestra, a aplicação das metodologias ágeis no contexto da capacitação de instrutores. O objetivo é transformar as práticas didáticas, integrando metodologias ativas que tornam o processo de ensino mais interativo, dinâmico e centrado no aluno. O palestrante Leandro trará uma abordagem prática e inovadora para que os instrutores do Corpo de Bombeiros do DF possam aprimorar suas técnicas, oferecendo uma educação mais eficiente e engajadora. A palestra explorará estratégias que facilitam a aprendizagem ativa e colaborativa, preparando os instrutores para enfrentar os desafios educacionais atuais, ao mesmo tempo em que promovem a autonomia e o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Desenvolvimento de Competência com Uso de Tecnologia
Nesta oficina, exploraremos como a tecnologia pode apoiar a criação de rubricas para avaliar competências de forma mais eficaz. Abordaremos a interconexão entre os conceitos de competência, objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino e aprendizagem, e avaliação, destacando como o uso de ferramentas tecnológicas facilita a coleta de evidências concretas do aprendizado. A partir dessa abordagem, os participantes entenderão como alinhar suas práticas pedagógicas com uma avaliação mais robusta e orientada ao desenvolvimento de competências, promovendo resultados mensuráveis e transformadores no ensino.
O Uso Pedagógico Das Tecnologias Para Docentes Do Século XXI: Rumo À Educação Híbrida
Nesta oficina, abordaremos os desafios atuais apresentados aos docentes acerca do uso pedagógico de tecnologias educacionais, notadamente digitais, com vistas a promover o alinhamento de suas práticas às necessidades educacionais da sociedade do século XXI, a partir da mudança de paradigmas pedagógicos baseados em metodologias tradicionais rumo à adoção da Educação Híbrida, compreendida como uma metodologia inovadora dos processos de ensino e aprendizagem. Nesse lastro, objetiva-se suscitar a reflexão sobre as vantagens da metodologia da Educação Híbrida e como a articulação de metodologias presenciais e online, pode ampliar as oportunidades educacionais, promovendo maior flexibilidade, personalização, interatividade, protagonismo e a autonomia dos estudantes. Serão abordadas algumas estratégias e ferramentas digitais que potencializam esse modelo, além de compartilhar boas práticas, desafios e possibilidades de implementação em diferentes contextos educacionais. Assim, os participantes serão convidados ao longo da oficina a refletir sobre como a Educação Híbrida pode transformar não apenas o espaço escolar, mas também as práticas pedagógicas e a relação entre professores e alunos no século XXI, a fim de agenciar a efetivação de um modelo de Educação 5.0, que tem como características a formação integral, o aluno ativo e o desenvolvimento de competências socioemocionais que capacitem os indivíduos a utilizarem as tecnologias digitais de forma saudável e produtiva, em favor do ser humano.
Desenvolvimento ágil de jogos virtuais
Será uma oportunidade incrível e imersiva para as pessoas que tenham interesse pelo segmento tecnológico, em especial, para o desenvolvimento de jogos virtuais.
Ferramentas digitais para a escrita colaborativa de texto técnico
Objetiva-se compartilhar expertises de uso de tecnologias digitais para trabalho colaborativo na elaboração de textos técnicos. Tal compartilhamento abordará o reconhecimento e a utilização de ferramentas Google e Canva. Propõe-se, para tanto, um espaço teórico-prático de reconhecimento, reflexão e uso prático das referidas ferramentas como facilitadoras da elaboração colaborativa de textos técnicos. E, que, dessa forma proporcionará a escrita com a integração de saberes e conhecimentos do educador e educando com sistemática produtividade acadêmica.
Canva: a ferramenta secreta para professores inovadores
Nesta oficina, aprenda a criar materiais didáticos visuais, dinâmicos e personalizados, tornando as aulas mais engajadoras e eficazes. A oficina será realizada de forma prática e interativa, com atividades guiadas e exemplos reais. Os participantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, criando seus próprios materiais didáticos. Conteúdo: apresentação da plataforma e seus principais recursos; design de apresentações interativas; criação de apresentações com transições e efeitos visuais. Público-alvo: professores de todos os níveis de ensino que desejam aprimorar suas habilidades digitais e criar materiais didáticos mais atraentes.
Deixa o Google trabalhar para você
Na palestra “Deixa o Google trabalhar para você”, Samara vai demonstrar como as ferramentas do Google Workspace for Education podem transformar a gestão pedagógica em programas híbridos de aprendizagem. A apresentação mostrará como essas ferramentas simplificam o cotidiano dos educadores, ajudando-os a otimizar o tempo em tarefas administrativas e pedagógicas, além de facilitar a organização e análise de dados dos alunos. Com exemplos práticos, será mostrado como utilizar o Google Drive, Google Classroom, Google Forms e outras soluções para promover maior interatividade, personalização do aprendizado e melhor acompanhamento do desempenho dos estudantes. Samara vai explorar como o uso estratégico dessas ferramentas pode melhorar a comunicação entre alunos e facilitadores, potencializar o aprendizado fora da sala de aula e oferecer uma visão mais clara para a tomada de decisões educacionais.
Avaliação da aprendizagem utilizando o MOODLE
A oficina Avaliação da aprendizagem utilizando o Moodle será ofertada pela Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília. O objetivo principal é que ao final da apresentação, os participantes possam conhecer os tipos de avaliação da aprendizagem e suas relações com os tipos de questões que compõem o questionário no Moodle. Serão abordados os seguintes conteúdos: Tipos de avaliação da aprendizagem: avaliação diagnóstica, somativa e formativa; Tipos de questões no Moodle. Para essa oficina, o recomendado é que cada participante tenha um computador conectado à internet.
A Inteligência Artificial é Inteligente?
Teremos a oportunidade de abordar temas como o histórico da Inteligência Artificial, sua evolução como área do conhecimento humano. A seguir, o advento da IA Generativa, como os serviços ChatGPT e Dall E. Trataremos, também, sobre aspectos relacionados às pesquisas feitas junto à percepção docente sobre IA. As iniciativas desempenhadas pelos professores na formação docente sobre Inteligência Artificial na Educação AIED. Abordaremos a criação de prompts e elaboração de imagens geradas por IA. Para isso, contaremos com a participação do Prof. Marcio Dias, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, formador atuante no CRTE Taguatinga. Os professores Marcio e Ricardo abordarão exemplos de aplicações já adotadas no âmbito da atuação como formadores e suas referências.
Preparação de Conteúdos com Inteligência Artificial: Explorando o NotebookLM para Instrutores
Nesta oficina, os participantes serão apresentados ao NotebookLM, uma ferramenta inovadora do Google que utiliza inteligência artificial para facilitar a organização e desenvolvimento de conteúdos didáticos e materiais de treinamento. Por meio de uma demonstração visual e atividades práticas, exploraremos como o NotebookLM permite criar resumos automáticos, organizar informações complexas e gerar insights para a estruturação de aulas e treinamentos mais eficientes. A oficina é especialmente indicada para instrutores que desejam otimizar o tempo de preparação de conteúdo, permitindo um foco maior na qualidade e na personalização das atividades educacionais. Os participantes sairão da sessão com uma compreensão clara de como utilizar essa tecnologia para elaborar materiais didáticos mais consistentes e adaptados aos diferentes perfis de aprendizagem, mesmo sem acesso direto à ferramenta durante a oficina.
Palestrantes Confirmados
Pedagoga, Especialista em Educação a Distância e Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária. Servidora do IFB há 11 anos, onde atua como Técnica em Assuntos Educacionais. Atua na Diretoria de Educação a Distância desde julho de 2024.
Professor na Universidade do Distrito Federal (UnDF) e doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Espírito Santo, com formação complementar em Engenharia Mecânica Energética pela ENSIAME, França.
Carlos Longo é Reitor da Universidade Católica de Brasília (2024), PhD em Gestão, com MBA pela University of Newcastle Upon Tyne, especializações em Gestão Financeira (FGV) e Inovação Disruptiva (Universidade de Cambridge), e graduação em Engenharia Civil. É sócio-fundador da SABRE Inovação e Consultoria Educacional e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Design Instrucional (Facuminas), atua como Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) na Diretoria de Educação a Distância (DEaD). Possui experiência em pós-produção audiovisual.
Doutora e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), pós-graduada em Língua Portuguesa e licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Humano pela UCB. Atua como revisora de textos e professora de Língua Portuguesa, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Com experiência em extensão universitária, é responsável pela elaboração e organização de eventos extensionistas.
Graduada em Licenciatura em Ciências/Matemática e pós-graduada em Informática na Educação e Docência no Ensino Superior. Atua como professora na Secretaria de Educação desde julho de 1994. Atualmente, está lotada no Centro de Referência em Tecnologia Educacional de Ceilândia, onde trabalha com a formação de professores. Ministra cursos e oficinas pedagógicas sobre temas variados, como o uso do Canva Educacional, Ferramentas Google para Educação, programas educacionais do Linux, e o uso de Tablets Educacionais, entre outros.
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (Linha de Estudos Comparados em Educação), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação), Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Pedagoga pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, onde atua nos cursos superiores de Pedagogia e Letras Português e nos cursos técnicos subsequentes de Secretaria Escolar e Desenvolvimento de Sistemas Educacionais. Diretora da Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília desde junho de 2020.
Professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Atualmente, é Diretor Educacional da Silicon Valley Brasil, docente na pós-graduação em Educação da PUC-RS e na pós-graduação em Práticas Inovadoras na Educação do Biopark-PR. Atua também como Embaixador Oficial da MUST University (Flórida, EUA), Head de EdTech na Beenoculus e Beetools (focadas em VR e Metaverso), além de Advisor do Circuit Launch Education Program no Vale do Silício (Califórnia, EUA).
Doutoranda e Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação na Universidade Católica de Brasília – UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 2004. Atualmente exerce a função de gerente de articulação para inovação na educação básica. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de educação híbrida, tecnologias digitais, inovação educacional.
Profissional com mais de 15 anos de experiência nas áreas de administração geral, gestão acadêmica e desenvolvimento humano. Atualmente, Leandro é Instrutor de Gestão no SENAI-DF, onde utiliza seu vasto conhecimento para capacitar futuros profissionais da indústria. Além disso, atua como CEO da startup EdTech CLICAR.ai, liderando iniciativas estratégicas voltadas à inovação e ao crescimento no setor educacional. Com formação em Administração e pós-graduação em Gestão Educacional e Didática.
Designer estratégico com ampla experiência, graduado em Design Gráfico, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília e doutor em Design Estratégico pela Universidade Aalto, na Finlândia. Apaixonado por desenvolver soluções eficientes e eficazes para desafios complexos, possui sólida trajetória em projetos de pesquisa em Transformação Digital, consultoria em design de serviços e atuação como docente em cursos de pós-graduação no Ibmec.
Mestre em Educação (UnB), Especialista em Formação de Formadores (UnB), Licenciado em Geografia (UniCeub) e Computação (Claretiano). É professor da SEEDF desde 1997 e nos últimos 11 anos tem se dedicado à formação continuada de professores no campo da Tecnologia Educacional.
Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro do Grupo de Estudos de Teoria do Valor Trabalho da Universidade de Brasília – GEPT/UnB e pesquisadora na área de Sociologia do Trabalho e Gênero e em Políticas Públicas na Educação a Distância. É professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2007. Atualmente exerce a função de professora tutora na Gerência de Articulação na Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Doutorando em Educação, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2023), especialista em Educação a Distância (Senac, 2006), licenciado em Educação (UCB, 2004) e bacharel em Ciência da Computação (UCB, 1998). Atualmente é formador em Tecnologias Educacionais na Secretaria de Educação do DF, atua no Centro de Referência em Tecnologia Educacional, instância formativa da Regional de Ensino, Unidade de Educação Básica de Taguatinga. Suas áreas de interesse estão a Cibercultura, Inteligência Artificial, Cognição e Formação continuada de Docentes.
Samara é professora de Física, mestre em Ensino de Física pela UnB e pós-graduada em Matemática, com mais de 20 anos de experiência na educação básica pública e privada. Apaixonada por redes de aprendizagem e desafios, acredita que a tecnologia pode potencializar a experiência em sala de aula e estender o aprendizado além dos momentos presenciais.
Com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com foco em Linguagem e Sociedade, e graduação em Letras pelo CEUB, possui vasta experiência em ensino e pesquisa na área da linguagem. Especialista em Língua Portuguesa, Educação a Distância e Tecnologias em Educação, conta com mais de 30 anos de atuação como professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); Especialização em Planejamento, Implementação e gestão da EaD, UFF; Gestão e docência no Ensino Superior, na Faculdade Fortium; Gestão e Orientação Educacional, na Faculdade Fortium; Educação em e para os Direitos Humanos na diversidade cultural, na UnB, Libras, Faculdade Dom Alberto (2020) e com Graduação em Letras/ Inglês pelo Centro Universitário de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein (2008), Letras Libras pela Faculdade Eficaz (2019).
Professora universitária com vasta experiência no desenvolvimento de metodologias ativas e estratégias de ensino voltadas para a formação de competências no ensino superior. Doutora em Educação, com mestrado em Administração e bacharelado em Informática., combina expertise técnica e pedagógica para criar programas inovadores que integram ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.
Atração Cultural
Cantora, professora de canto e aluna de Fonoaudiologia, Rayara Correia começou a cantar com 5 anos de idade e se apresentou pela primeira vez já aos 6, no teatro de Sobradinho. A sua trajetória musical começou nas igrejas e, aos 18 anos, começou a cantar em casamentos, uma das suas maiores especialidades. A artista também canta em barzinhos, eventos corporativos e bandas de baile e transita por vários estilos musicais como MPB, Blues, Jazz e Pop.
O cantor Oliver é o convidado de Rayara para uma apresentação que promete encantar. Oliver é compositor, músico, produtor cultural e musical. Iniciou a sua carreira artística aos 16 anos e teve vários projetos musicais autorais nesse período. O mais conhecido é com a banda Darshan, com mais de 15 anos de estrada. Além da música, trabalha com produção cultural desde 2009.
Influenciado pelo pai, que ouvia discos de vinil dos mais diversos estilos musicais, DJ Marcus começou no mundo da discotecagem ainda na adolescência, animando festas particulares e confraternizações de escola. Atua na própria empresa de sonorização, a The Best Sound, onde produz os seus próprios eventos, fazendo parte do cenário musical do DF e entorno. DJ Marcus é especializado em eventos sociais e corporativos, casamentos, bodas, debutantes, formandos, workshops, seminários, congressos, feiras de moda e artesanato, inaugurações de empresas, confraternizações, lançamentos de marcas e produtos. Atualmente, se apresenta em diversas festas do DF, com um repertório requintado e muito eclético, com grande acervo de mídias de áudio e vídeos, sempre atualizado, desde os grandes clássicos de todos os tempos, as mais novas tendências do mercado atual
Com 23 anos de história, a Companhia de Teatro de Comédia G7 é hoje uma das maiores e mais atuantes do Brasil. Sua trajetória teatral conta com 15 espetáculos de sucesso em circulação, tendo mais de 1,7 milhões de espectadores por diversas cidades do país.
Apresentando um humor inteligente e criativo, a Companhia é sucesso de público e crítica, tendo recebido diversos prêmios nacionais, dentre eles, o Prêmio Volkswagen de Teatro e o Prêmio Multishow.
Gabriel Werta é cantor e compositor, nascido em Natal-RN e crescido em Sobradinho II, no Distrito Federal. Autodidata, aprendeu a tocar violão aos 13 anos e, posteriormente, a cantar. Iniciou sua trajetória musical em projetos culturais independentes. Desde 2022, se apresenta profissionalmente em bares, restaurantes e eventos, tocando e cantando repertório de MPB, samba e forró. Em suas composições, busca uma sonoridade experimental em construção, misturando elementos tradicionais com novas texturas sonoras. Suas letras refletem suas vivências e questões pessoais, criando uma conexão íntima com o ouvinte.
O artista convida Peu Coelho, músico e produtor cultural, que conta com mais de 7 anos de experiência na música. O seu trabalho musical é voltado para a cultura popular, com influências brasileiras e latinas. Desde 2016, atua em seu projeto solo de voz e violão, se apresentando em festivais, eventos e bares.